Nesta Quarta-feira 21 de fevereiro, no Jornal Interativo estivermos conversando com as agentes de Endemias de nossa cidade, Eliene e Edinelsa, que falaram sobre os trabalhos no combate a Dengue na cidade, esse trabalho vem sendo feito casa a casa.

Hoje o Brasil, segundo o informe semana do COE, Centro de operações Estruturais do ministério da saúde, contabiliza quase 700 mil casos de Dengue, 122 óbitos em todo o pais, já Paraíba havia 771 casos já foram registrados desdes 5 em estado grave e um óbito, ou seja os números estão aumentado a cada dia e é preciso que a população faça a sua parte no combate ao mosquito transmissor da doença

 

 Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.  A melhor forma de se prevenir contra a Dengue é o combate e eliminação ao mosquito transmissor. O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d'água. Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios.

Assim como outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Chikungunya e o Zika vírus, a Dengue não possui vacina e nenhum medicamento ou tratamento específico. Geralmente, quando se iniciam os sintomas da dengue, é recomendado o uso de analgésicos para as dores e paracetamol para a febre, além de cuidados para a reidratação corporal. Ao identificar qualquer um dos sintomas, um médico deve ser consultado.

 

Segundo as agentes de Endemias, hoje na cidade o índice de infectação através do mosquito é de 3%, o que normal é em torno de 1%, a cidade já chegou a zera esses números, e isso é possível, quando todos fazem sua parte, o poder publico esta fazendo a sua cuidando e adotando medidas com limpezas de canais, reparação de caixas de águas em escolas e adotando todas as medidas de prevenção mais é preciso que a população esteja atenta fazendo sua parte também.

 

Por fim elas ainda falaram sobre a mobilização do dia D neste sábado na cidade, nesta quinta estaremos conversando com a coordenadora de imunização que trará detalhes os números e a campanha de vacinação contra a Dengue na cidade.