PM recebe mais de 560 denúncias de aglomeração em uma semana, na Paraíba

Entre o dia 24 de março e esta última terça-feira (31), a Polícia Militar da Paraíba recebeu 563 denúncias por descumprimento das medidas de isolamento social em todo o estado. Desse total, em 346 houve a constatação de que havia aglomeração. Outras 217 ocorrências receberam a presença da PM, mas as denúncias não foram confirmadas.

Conforme a assessoria da Polícia Militar, as denúncias que foram confirmadas aconteceram em bares e comércios que não estão incluídos nos serviços essenciais estabelecidos pelo Governo da Paraíba, além de eventos esportivos, bingos, entre outros.

Mais de 70% das denúncias confirmadas aconteceram nas cidades de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux. De acordo com o tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, coordenador do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) da Região Metropolitana de João Pessoa, o número de denúncias dobrou e o Ciop tem recebido, por dia, cerca de 4 mil ligações, em que se incluem, também, outros tipos de demandas da polícia. Por isso, se o morador tentar denunciar e houver demora no atendimento, a justificativa pode ser a alta demanda.

É importante lembrar que as pessoas podem denunciar pelo 190 e 193, mas que também há um aplicativo que também concentra essas informações. O aplicativo “SOS Cidadão” funciona em smartphones e tem o objetivo de estender o atendimento à população pelo Ciop.

O serviço permite que as pessoas possam fazer chamadas à polícia e bombeiros. Após fazer download, o usuário deve realizar um cadastro, que será validado pelo Centro Integrado, isso com o registro de CPF e outros dados pessoais. A partir disso, será possível fazer a chamada, informando detalhadamente o motivo do registro da ocorrência na plataforma. O download pode ser feito pelo Play Store (para celulares com o sistema operacional Android) e Apple Store (para o sistema IOS).

Categoria:Cultura