Uma nova pesquisa de intenção de voto para as eleição presidencial apontou uma diferença de 14 pontos entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). A Genial/Quaest mostrou Lula com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido por Bolsonaro, com 31%.
Apesar da vantagem do petista ela vem caindo. Era de 16 pontos, em junho, e 17 em maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, oscilou de 7% para 6%. Simone Tebet (MDB), mesmo após o anúncio da aliança com o PSDB, aparece com 2%, o mesmo resultado de André Janones (Avante). Pablo Marçal (Pros) marca 1%, e os outros pré-candidatos não pontuaram.
Na simulação de segundo turno, Lula mantém a dianteira, com 53% contra 34% de Bolsonaro. Em relação ao levantamento de junho, o petista oscilou negativamente um ponto, enquanto o presidente oscilou positivamente dois pontos, de 32% para 34%. Outros 9% dos entrevistados disseram que não votariam num segundo turno entre Bolsonaro e Lula e 4% afirmaram que ficariam indecisos nesse cenário.
A rejeição ao presidente Jair Bolsonaro permanece alta, em 59%, oscilando negativamente um ponto percentual na comparação com o mês passado. Ciro Gomes é o segundo mais rejeitado, com 55%. Lula tem índice de rejeição em 41%, oscilando positivamente um ponto.
MaisPB com informações do jornal O Globo