O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, atualizou a previsão de risco geo-hidrológicos para esta segunda-feira (12), tanto na Paraíba quanto para o Nordeste inteiro.
A previsão aponta chuvas durante toda a segunda-feira (12) para as regiões Metropolitana de Recife e da Mata Paraibana. O órgão indica que a alta vulnerabilidade do clima e o histórico recente, de chuvas constantes nos últimos dias, reforçam a atenção para chuvas.
Por conta desse volume, o Cemaden alerta para a possibilidade de deslizamentos pontuais de terras em locais mais suscetíveis a esse acontecimento, como a barreira do Castelo Branco, na cidade de João Pessoa.
O alerta do Inmet
O domingo (11) de chuvas na região do litoral da Paraíba foi alertado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para João Pessoa e outras 39 cidades paraibanas. A região do Brejo também recebeu um alerta do órgão sobre a possibilidade de chuvas acumuladas na região, envolvendo Campina Grande e outros 43 municípios.
+João Pessoa e outros 39 municípios recebem alerta laranja de perigo de chuvas fortes
Em ambos os alertas, o primeiro laranja e o segundo, amarelo, o Inmet reconhece a possibilidade de risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios e inundação de casas. Por isso, reforça a necessidade de acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199), em qualquer dificuldade.
MaisPB